Anitore! EX: exercite-se e saia do sedentarismo


Olá, quanto tempo! Eu estava no meu quarto, estressado (pra variar), e decidi tentar assistir a um anime depois de bastante tempo. Até que foi uma boa ideia, pois cá estou, escrevendo (enquanto ouço todas as aberturas de Bleach). Eu gosto disso — só não levo jeito e não sei divulgar.

No meio do vasto catálogo de animes de um certo aplicativo cujo nome não vou citar (mas já adianto que este anime está disponível na Crunchyroll), decidi ir para a lista de obras em ordem alfabética. Enquanto passava por inúmeros títulos, encontrei um que me chamou a atenção de cara pelo character design do pôster (esse que está na capa do post). Afinal, a gente julga, sim, um livro pela capa.

O anime em questão é Anitore! EX (ou Training! EX, como aparece na Crunchyroll). Com 12 capítulos de apenas 4 minutos cada (incluindo encerramento), não poderia ter escolhido algo melhor para o momento. Vamos aos motivos:

  • Era um anime, e eu queria voltar a assistir depois de muito tempo parado;
  • Era curto — tanto em número de episódios quanto em duração;
  • O character design me agradou;
  • É uma comédia (e esporte, mas vamos focar no comédia), que é um gênero que gosto muito. Sou fã de coisas leves.

Com tudo isso... o que poderia dar errado? (Já chegamos lá, mas adianto que não muita coisa, felizmente.)

Anitore! EX, por ser uma obra curtinha, não tenta ser algo profundo ou sério, mas consegue distrair com sua proposta inusitada: exercícios físicos (sim, isso mesmo). Durante os 12 episódios, acompanhamos personagens fofas (e outras nem tanto) ensinando você — sim, você aí sedentário — a malhar e sair dessa vida de cansaço.

Inclusive, acho que assisti no timing perfeito da minha vida, já que comecei a frequentar a academia (mas isso não vem ao caso).

E, pasmem: o anime, apesar de leve, explica bem como fazer os exercícios, que podem ser praticados tanto em casa quanto na academia. Aliás, recomendo tentar. Não vai te custar muita coisa.

Ótimo para crescimento de pernas
Excelente para o peitoral
Mais um focado em pernas

Agora que você viu esses exemplos, vale elogiar como um anime de apenas 4 minutos consegue ser didático nesse ponto. É um mérito que não pode ser ignorado.

Além da simplicidade e do character design, outro ponto que me agrada é o encerramento. Apesar de durar menos de 30 segundos, é uma música bem divertida.


Mas nem tudo são flores. Mesmo com o tempo curtíssimo, Anitore! EX tem dois pontos que me incomodaram:

1. Fanservice exagerado

É impressionante como conseguiram enfiar ecchi em um anime de 4 minutos.Pra quem acompanha o blog, já sabe que eu detesto esse tipo de fanservice gratuito. E aqui ele está presente de forma absurda. Veja os exemplos abaixo:


(Imagens de cenas claramente apelativas)


E isso já fica evidente logo ao buscar imagens do anime no Google. Dá de cara com isso:



Isso quando você não busca diretamente pelas imagens em tamanho grande.


2. Animação bem fraquinha

Entendo que é um anime curto, feito por um estúdio pequeno (Rising Force), mas não dá pra fingir que não tem momentos mal animados.



Essa frase precede uma das cenas mais mal animadas de todos os 12 episódios do anime.

Tirando o fanservice desnecessário e a animação sofrida em alguns momentos, Anitore! EX é uma opção interessante. Serve para relaxar, preencher um tempo livre e até aumentar sua lista de animes finalizados no MyAnimeList. Inclusive, acho justíssima a nota de 5.40 que a obra tem por lá.


Não é horrível, mas também não é memorável. Minha nota final? 5 de 10. Assistível, divertido até certo ponto, mas duvido que eu completasse se tivesse episódios de 24 minutos.

E é isso! O post vai ficando por aqui. Obrigado a você que teve paciência de ler. Se quiser comentar, sinta-se à vontade — sempre gosto de ler! Até mais! 👋

Postagem Anterior Próxima Postagem