Havia dito a mim mesmo que daria um tempo de comentar/analisar as coisas... e cá estou, para falar do ótimo Rent-A-Girlfriend (ou Kanojo, Okarishimasu, no original japonês).
Sinopse:
Kinoshita Kazuya é um estudante fracassado de 20 anos. Ele só beijou sua namorada uma única vez, e levou um fora depois de um mês. “Nossa, nunca mais quero passar por isso de novo.” Cheio de rancor, Kazuya decide apelar para um app de aluguel de namoradas e consegue um encontro com Mizuhara Chizuru, que coloca seu longo cabelo preto atrás da orelha e o cumprimenta com um sorriso.
Desse encontro de aluguel pode surgir algo real! Uma comédia romântica sem eira nem beira, cheia de amor e reviravoltas!
Com 12 episódios, Rent-A-Girlfriend surpreende desde o início, com um belo character design e uma animação de se elogiar. A produção é um ótimo ponto da série, que conta ainda com uma boa trilha sonora — incluindo a abertura e o encerramento.
Outro destaque do anime são os personagens, começando pelo protagonista, Kazuya Kinoshita. Ele se encaixa no que classifico como "humano": um personagem cheio de erros e falhas (Shinji que o diga...).
Fora ele, a família Kinoshita também é um ponto forte da obra — especialmente a divertida, sincera e carismática Nagomi, avó do protagonista. É ela quem gera diversos momentos descontraídos nas interações familiares, e também é por seu desejo de ver o neto namorando que Kazuya mantém a farsa com Mizuhara Chizuru.
Essa última é uma personagem linda e, como o próprio Kazuya descreve ao longo da série, é brava, mas gentil, além de bastante empática.
A verdade é: personagem marcante é o que não falta em Rent-A-Girlfriend — seja para o bem ou para o mal (Mami que o diga).
É interessante acompanhar o desenrolar da história e todas as reflexões de Kazuya sobre sua “namorada de aluguel”, que ele acredita ser fria no começo. Também gostei de ver o esforço dele para tentar reconquistar a ex-namorada, que o provocava e se mostrou bem obscura na surdina.

Ao longo do anime, conhecemos mais personagens, como a Ruka, outra namorada de aluguel. Ela acaba se apaixonando pelo protagonista e protagoniza algo que eu simplesmente adorei na série:
No episódio 7, somos apresentados brevemente à sua história através da ending — e achei isso genial.
Falando no episódio 7, a qualidade da narrativa começou a cair um pouco depois dele, ao meu ver. Alguns personagens foram simplesmente esquecidos, como a Mami, que só voltou a aparecer na reta final. A própria Ruka some por um episódio (?) e parece até que sua existência foi deixada de lado — mas, para calar minha boca, ela reaparece depois, assim como a Mami.
Outro ponto que me incomodou em Rent-A-Girlfriend foi a demora em concluir a trama principal. Ao invés de focar no desenvolvimento do romance entre os protagonistas, a obra mergulha em subtramas — como a apresentação de outra namorada de aluguel nos episódios finais.
Por fim, um ponto que espero que seja explorado na próxima temporada: Por que a Mami terminou com o Kazuya?Ou melhor: por que a Mami chegou a namorar o Kazuya?
Em nenhum momento ela parece ter gostado de verdade dele. Na minha visão, parecia apenas gostar da ideia de tê-lo sob seu controle.
Esquecendo tudo isso... gostei bastante do final da temporada. A história quase foi bem fechada. O que me incomodou no encerramento foi a "declaração" do Kazuya, que poderia ter dado um ponto final à trama principal, mas ele tentou contornar a situação logo em seguida. Além disso, a obra não responde às questões sobre a Mami — o que poderia ter sido abordado na conversa dela com Mizuhara.
No geral, apesar de alguns defeitos, Rent-A-Girlfriend é um ótimo anime e vale a pena ser assistido. É uma história diferente, com boa produção, personagens cativantes e ótimos momentos de comédia.
[Nota aleatória que não sei onde encaixar no texto]
Eu, particularmente, gostaria muito que o Kazuya terminasse a temporada com uma namorada — fosse a Mizuhara ou não. Acho que ele e a Ruka formariam um belo casal, mas entendo os motivos e sentimentos envolvidos.
💭 Aliás, o episódio inicial, com alguns cortes e ajustes, poderia ser um ótimo OVA!
Encerrando: Se a série tivesse sido concluída em apenas uma temporada, teria sido ainda melhor. Como não foi o caso, fico no aguardo da próxima!




