O ótimo desenvolvimento de personagens em Toradora! (ou uma “review”)

Olá, leitor! Talvez esta seja a análise com a qual mais encontrei dificuldades para escrever, pois Toradora! me passou um sentimento muito único. Mas vamos lá:

Sinopse
Ryuuji Takasu é um jovem que vive com a vergonha de ser confundido com um delinquente por causa do olhar maligno herdado de seu pai. No entanto, ele é apenas um garoto educado e com mania de limpeza. No primeiro dia de aula, Ryuuji se encontra com a temida “palmtop” Taiga, uma garota baixinha e extremamente mal-humorada. Devido a uma confusão com as bolsas na sala, Taiga coloca por engano uma carta de amor na bolsa de Ryuuji — e assim ele descobre que ela está apaixonada por seu melhor amigo, Yuusaku Kitamura. Da mesma forma, Taiga descobre que Ryuuji está apaixonado pela melhor amiga dela, Minori Kushieda. À medida que se conhecem, eles viram amigos e passam a se ajudar mutuamente a alcançar seus objetivos amorosos.

Toradora! me surpreendeu em muitos aspectos, mesmo sendo um animê que levei cerca de duas semanas para terminar. O primeiro ponto de destaque vai para o seu excepcional núcleo de personagens, tanto os principais (estes na imagem abaixo) quanto os secundários.

Aliás, gostaria de destacar o personagem Kouji Haruta, que proporciona ótimos momentos de alívio cômico ao longo da obra.

Desenvolvimento de personagens

Sobre esse ponto, posso dizer com tranquilidade: os personagens de Toradora! são aprofundados de forma incrível ao longo da série, com alguns, inclusive, tendo arcos próprios, onde os conhecemos melhor.

Um exemplo claro é Yuusaku Kitamura, melhor amigo do protagonista, Ryuuji. O arco do personagem é muito bem desenvolvido, especialmente no que diz respeito às suas questões amorosas.

Além disso, temos o amadurecimento gradual dos protagonistas Aisaka Taiga e Takasu Ryuuji, e o roteiro mostra como ações aparentemente sutis resultam nos acontecimentos mais impactantes dos episódios finais.

A obra também aposta em diálogos reflexivos para aprofundar personagens, como é o caso de Minori Kushieda, em uma conversa sobre ver ou não fantasmas. Pode parecer bobagem à primeira vista, mas é uma cena inteligente e interpretativa, que diz muito sobre sua visão de mundo.

Trilha sonora

Infelizmente, não consigo comentar muito sobre a trilha sonora instrumental, pois não me recordo tão bem — talvez por não ter prestado tanta atenção na época.

Contudo, posso destacar alguns pontos:As aberturas de Toradora! são gostosas de ouvir, cada uma ao seu modo.Mas, para mim, o grande destaque vai para o primeiro encerramento:"Vanilla Salt", uma música muito marcante e nostálgica pra mim. ^^

Ao longo de sua trama, Toradora! trata de questões importantes, como:

  • Solidão
  • Conflitos familiares
  • Amadurecimento emocional
  • Relações interpessoais e afetivas

Toradora! está disponível legalmente na Crunchyroll, com legendas em português.👉 Clique aqui para assistir

Obrigado por ler e até a próxima!

Postagem Anterior Próxima Postagem