Recentemente assisti Gekkan Shoujo Nozaki-kun, um anime de comédia escolar que estreou com opção de dublagem em português no catálogo da Netflix (e que há tempos já estava disponível na Crunchyroll). Admito que comecei com uma expectativa relativamente baixa, muito por conta das inúmeras críticas à dublagem brasileira da série, mas me surpreendi com um anime muito divertido.
Sobre a obra:
Sakura Chiyo é uma garota do ensino médio que tem uma queda por Nozaki Umetarou. Quando declara seu amor, ele a confunde com uma fã e lhe dá um autógrafo. E a confusão só começa aí! Quando ela diz que não pode viver sem ele, Nozaki a convida para sua casa — como sua assistente. Isso porque ele, na verdade, é o famoso mangaká Yumeno Sakiko, autor de renomados mangás shoujo.
O divertido Gekkan Shoujo Nozaki-kun conta com 12 episódios. Por ser um anime de comédia, não há muito o que tirar em termos de trama complexa, mas a série cumpre muito bem o seu papel: fazer rir e entreter. Além disso, possui uma atmosfera bastante relaxante, o que faz os episódios passarem voando.
Acredito que o maior destaque de Nozaki-kun sejam seus personagens — começando pelo próprio Nozaki, que dá nome ao anime.
Com um rosto apático (pelo menos na minha visão), ele está sempre focado em seu mangá e em como pode transformar situações do cotidiano em capítulos para sua obra. Sem falar que ele leva tudo muito a sério, o que gera momentos divertidíssimos, como este aqui:
Também temos a protagonista, Chiyo Sakura. É sempre divertido ver a relação dela com o Nozaki, especialmente nos momentos em que ela fica toda boba por estar ao lado do garoto por quem é apaixonada. A Chiyo traz, em muitos momentos, uma das coisas que mais gosto na série: as caretas engraçadas.
Para mim, Mikoto é um verdadeiro bishounen (rapaz bonito), com uma personalidade hilária. Em muitos momentos ele está super confiante, mas segundos depois sua autoestima despenca — o que é sempre engraçado.
Também temos Yuzuki Seo, uma personagem bem inconveniente. Muitas vezes a vemos irritando os outros (mesmo sem querer). Ela faz parte do clube de canto e tem uma voz angelical. Proporciona cenas muito engraçadas, especialmente quando está com Hirotaka Wakamatsu.
Wakamatsu é do clube de basquete, que a Seo costuma frequentar. Ele é bem inocente e também ajuda Nozaki em seu mangá — mais especificamente com as retículas.
Aliás, vários personagens ajudam Nozaki em sua obra:
- Wakamatsu: retículas
- Chiyo: betas
- Mikoto: detalhes como flores
- Hori: cenários
Falando no Hori, há mais dois personagens importantes: ele e o “príncipe” do colégio, Yu Kashima (que, na verdade, é uma garota). Admito que não ligo tanto para esses dois.
Os personagens de Gekkan Shoujo Nozaki-kun são maravilhosos, mas não só isso. A série também conta com uma trilha sonora excelente, que em alguns momentos chega a ser bem doce. Para completar, há a maravilhosa ending da série. Quanto à opening... admito que pulei em todos os episódios.
Sobre a dublagem — que tem gerado opiniões bem divididas — confesso que estranhei no começo, mas bastaram alguns episódios para me acostumar.
Concluindo: Nozaki-kun é uma ótima escolha para quem busca um anime curto, leve e com uma boa dose de comédia, além de personagens carismáticos. A obra está disponível na Netflix (com dublagem em português) e na Crunchyroll.







