Ansatsu Kyoushitsu é muito bom (e talvez seja legal você assistir)

Olá, leitor. Eu pensei, pensei e repensei em como fazer uma introdução legal... e eu não consegui (ok, até consegui, mas esqueci). Hoje vou comentar um pouco sobre Ansatsu Kyoushitsu (Assassination Classroom, em inglês).

Disponível oficialmente na Funimation, com legenda e dublagem em português (muito boa, inclusive), Ansatsu Kyoushitsu acompanha os alunos da Classe E do Colégio Kunugigaoka (um nome um tanto difícil de lembrar de cabeça). Esse é um colégio de elite, mas não se engane — a Classe E, isolada em um prédio afastado do campus, é composta por alunos marginalizados. E esses alunos recebem uma missão: assassinar o próprio professor, Koro-sensei.

Koro-sensei é uma criatura amarela que lembra um polvo (imagem abaixo). 

Ele destruiu cerca de 70% da Lua e informa aos alunos que, se não conseguirem matá-lo em um ano, destruirá a Terra. Mas não pense que será uma tarefa fácil: o simpático polvo se move à velocidade Mach 20 e só pode ser ferido com armas específicas (facas, balas e objetos feitos com um material especial). E assim se desenvolve a narrativa dessa "classe do assassinato".

Ao longo dos 47 episódios, divididos em duas temporadas (22 episódios na primeira e 25 na segunda), acompanhamos não só as tentativas de assassinato, mas também muita comédia, drama e conflitos bem construídos.

Um dos principais dramas envolve o fato de os alunos da Classe E serem discriminados por todo o colégio, reforçado pela figura autoritária do diretor.

Esse diretor, Asano, é um personagem inteligente, frio e intimidador. Ele acredita que apenas os fortes devem comandar, enquanto os fracos devem obedecer. A filosofia dele cria um sentimento constante nos estudantes: Preciso tirar boas notas, senão vou acabar naquele lixo da Classe E.”

O interessante é que Asano tem um excelente desenvolvimento. Ao final da obra, suas motivações são reveladas, e isso enriquece ainda mais a narrativa. O desenvolvimento de personagens, aliás, é um dos grandes acertos de Ansatsu Kyoushitsu.

Todos os personagens são envolventes. Começando pelo protagonista, Shiota Nagisa.

Com uma relação delicada com sua mãe, Nagisa é um garoto inicialmente tímido e introspectivo, mas que ao longo dos episódios se revela, demonstrando até um certo talento para o assassinato.(E qualquer coisa além disso já seria spoiler.)

Logo depois, temos seu amigo de infância e um dos personagens mais queridos da série: Akabane Karma.

Com seus cabelos ruivos e personalidade explosiva, Karma é o melhor aluno da Classe E. Inteligente, porém relaxado, é um dos primeiros a causar dano real ao Koro-sensei. Um personagem fascinante de se observar.

Outros personagens que merecem destaque: 

O ás do beisebol, Tomohito Sugino

O “líder” humilde e carismático da turma, Yuuma Isogai

E claro, há os alunos da Classe A — em especial o líder deles, cujo nome não irei revelar por motivos que você entenderá ao assistir.

Esse estudante é exemplar, com uma liderança marcante, e representa um grande obstáculo para a Classe E.

E por fim... Koro-sensei. Ah, o que dizer sobre esse professor que é, sem dúvida, o coração da obra?

Engraçado e ao mesmo tempo responsável, ele carrega um passado tocante, que se revela um dos pontos altos da história. Além disso, ele traz três coisas muito legais:

  • Suas expressões faciais coloridas, que mudam conforme suas emoções;
  • Suas “fraquezas”, sempre registradas por Nagisa;
  • E seu excelente papel como educador.

Em Ansatsu Kyoushitsu, há muito aprendizado — não só por parte do Koro-sensei, mas também de vários personagens, até mesmo do próprio diretor Asano, com sua visão extrema sobre educação.

Além de todos esses elementos, o anime também conta com várias subtramas bem desenvolvidas: conflitos com outros professores, assassinos e até outras criaturas.O melhor de tudo é que nada é deixado ao acaso — tudo se conecta no final, sem pontas soltas.

Costumo brincar que Ansatsu Kyoushitsu é como Clannad: você começa rindo... e termina com lágrimas nos olhos. É uma obra emocionante, engraçada e, acima de tudo, excelente. Sou muito grato por ter assistido — e recomendo para qualquer um.

O post de hoje vai ficando por aqui. Obrigado por ler até o final! Se puder, compartilhe com um amigo ou nas redes sociais.

Até a próxima! :)

Postagem Anterior Próxima Postagem