Às vezes, o nome de um diretor e/ou estúdio é o suficiente para fazer alguém se interessar por uma obra. Foi exatamente o que aconteceu comigo em relação a Keep Your Hands Off Eizouken. O nome “Masaaki Yuasa” bastou para me despertar o interesse.
E sim, eu curti a obra, mas não tanto quanto gostaria.
Sinopse:
“Midori Asakusa acredita que 'uma boa ideia é tudo num anime.'Ela vive desenhando ideias em seu caderno, mas não começou a fazer seu próprio anime porque não se acha capaz de conseguir sozinha.Sayaka Kanamori é uma garota metida a produtora que reconhece o talento de Asakusa.E quando as duas descobrem que sua colega Tsubame Mizusaki sonha em se tornar animadora, elas formam um clube de animação para tornar realidade o 'mundo supremo' de suas imaginações.”
Antes de tudo: não irei falar sobre a animação de Eizouken, pois acho desnecessário neste post (e sim, ela é boa).
Agora, sobre a história em si: os primeiros episódios são bem chatinhos, mas depois melhoram gradualmente. O maior "problema" da série, pra mim, é que boa parte dos episódios tem, pelo menos, os 10 minutos iniciais bem arrastados. Os episódios são lentos e a introdução dos conflitos demora a engrenar.
Outro ponto que me incomodou um pouco foi a falta de variação nas trilhas sonoras. Pelo menos, na minha percepção leiga sobre o assunto, elas pareciam muito repetitivas. Em alguns momentos elas funcionam muito bem, mas em outros a sensação era: "essa OST de novo?"
Por outro lado, temos a maravilhosa e marcante opening "Easy Breezy", que é um destaque por si só.
Além disso, vale mencionar a trilha do último anime produzido pelas personagens, que é “errada” no bom sentido — e eu gostei bastante. (E não, ela não vai estar anexada — na hora de reeditar este post, acabei perdendo a música e, sinceramente, não lembro qual era. Post reeditado em 2025.)
E falando nisso: ver os animes finalizados pelas personagens é sempre gratificante. É como acompanhar o esforço das três ganhando forma — e os resultados são sempre muito bons.
Sobre as personagens:
As três protagonistas são boas, mesmo que com níveis diferentes de carisma.
- Tsubame: Achei bem ok, mas gostei da história dela com a avó e da resolução do conflito com os pais.
- Asakusa: Ela é divertida, mas dois pontos me incomodam:
- Os momentos em que ela (e Tsubame) “viajam” em suas imaginações (achei cansativo às vezes).
- Quando ela enrola demais para começar a produzir algo.
- Kanamori: Minha favorita. Gosto de tudo nela — visual, personalidade, jeito direto.Ela é esperta, sabe administrar tudo muito bem, argumenta com propriedade (ou chantagem) e sua história também é bem interessante.
Conclusão:
Apesar de algumas coisas que não me agradaram, Keep Your Hands Off Eizouken é um bom anime, e sim, eu recomendo.



