Pular para o conteúdo principal

Um texto curto sobre Clannad (enquanto estou deprimido).


Clannad (2007) conta a história de Okazaki Tomoya, um jovem que não se preocupa muito com a escola. Ele tem seus problemas e percebe o quanto a vida pode ser cruel.


Certo dia, ao ir para a escola, ele conhece uma menina, a Nagisa, e ela muda a vida dele por completo.

Tomoya começa a encontrar Nagisa mais vezes na escola, começa a ajudá-la e então eles viram amigos. Nesse ponto, Tomoya vê que a vida pode ir além do que ele imaginava. Ele começa a ajudar algumas meninas do seu colégio e...é """basicamente""" isso (na primeira temporada).

A princípio é um plot "simples", mas a obra é muito mais profunda que isso (sério mesmo).

Clannad tem duas temporadas, sendo a primeira com 23 episódios e a segunda com 24. A primeira é considerada (por algumas pessoas) a mais "fraca" (algo que eu não concordo). Já na segunda temporada você fica reflexivo e até (um pouco ?) deprimido.

"Um pouco" mais sobre as temporadas


A primeira serve como introdução, nos apresentando os personagens e um ar de comédia mas, sempre que possível, com um ar mais sensível. Como por exemplo a história do Tomoya, que perdeu sua mãe muito novo e não pôde mais jogar basquete depois de ter danificado o seu braço em uma briga com o seu pai, este que infelizmente se tornou um bêbado e é viciado em jogos (a relação deles é bem triste).


Na segunda temporada a história dos personagens tem mais aprofundamento, assim entendemos muitas ações feitas por eles na primeira temporada da série.

mini-spoiler (em vermelho)

Aprendemos um pouco mais sobre a doença da Nagisa, os problemas com o irmão da Miyazawa e muito mais.

Boa parte do drama que a obra passa se deve a ótima ambientação de Clannad (como a cidade) e, principalmente, a trilha sonora:

(Abertura da 1° temporada)

(Abertura da 2° temporada)

(OST "principal")

(Uma das trilhas mais marcantes)

Clannad é uma obra que eu recomendo muito, você provavelmente vai chorar em algum momento da série. Abaixo você confere alguns vídeos muito bons sobre a obra (ou que citam ela). Até o próximo post!



(Só assista esse vídeo quando terminar a obra).

Comentários