Pular para o conteúdo principal

Housing Complex C é, com sorte, mediano

Olá, leitor! Tudo bem ? Cá estava eu, em um belo dia, navegando pelo catálogo da HBO Max e pensando: "por que não colocar alguns animês na minha lista ?", e agora estou aqui, pagando o preço dos meus atos. 


Enquanto buscava algo relevante para assistir me deparei com Housing Complex C (ou, em japonês, 
C Danchi).


"Kimi mora em um pequeno complexo habitacional em uma cidade litorânea, onde os problemas parecem segui-la por onde quer que ela vá, e incidentes horríveis começam a acontecer".

(sinopse disponível na HBO Max)

A princípio duas coisas me chamaram atenção:

1. O character design (sempre ele);

2. A quantidade de episódios, 4 (adoro uma obra curta).

E tendo em vista tudo isso, o que faltava para assistir ? 

Pois bem, lá fui eu ligar para a minha namorada (a qual eu espero que não termine comigo) para convencê-la a me acompanhar nesta jornada (nota: ela não gosta de animê e tampouco é otaku, mas me ama).


Mas antes, vamos separar as coisas:

Esta análise, se é que pode ser chamada assim, deve ser separada em duas partes: os três primeiros episódios e o último.


Os 3 primeiros episódios (Deus, por quê ?)

Comentando de maneira geral, e sem muitos tópicos, Housing Complex C surpreende de cara. Você já começa o episódio se deparando com uma animação quase que impecável (fora um momento aqui e outro acolá), e isso surpreende mais ainda quando você descobre que a obra é animada por um estúdio pouco conhecido (Akatsuki), a qual não produziu nem 20 animes próprios (já chego lá).

De cara o episódio já começa um tanto quanto confuso, com uma espécie de flashback.


No início você não entende muito, parece que tudo foi jogado ali, sem muita explicação, mas ao chegar no final..parece que você está no início. E depois de toda essa morte, morte, morte, sangue, sangue e sangue, vamos para a abertura, a qual minha namorada me fez pular em praticamente todos os episódios.



Ouvindo agora, até que é uma opening com um som ok de se ouvir, e se você reparar bem, depois de completar a obra, perceberá que tem alguns spoilers no meio, mas sem muito contexto.

E agora, pra não ficar detalhando cada coisa que ocorre, vamos ao resumo. Após este início conturbado conhecemos a protagonista, Kimi.


A menina de 9 anos, tão adorada pelo Complexo e seus diversos idosos xenofóbicos, te surpreende a cada episódio por ser completamente irritante. Eu juro pra vocês que durante os 3 primeiros episódios fiquei implorando para que uma catástrofe acontecesse com esta menina (que fique claro, é apenas uma personagem ficcional).

E no meio disto tudo, também conhecemos a crush da minha namorada, Yuri.


Essa falsa carismática personagem (sério, ela é muito superior a Kimi) se muda para o pacato complexo com seus pais, e acaba fazendo amizade com nossa incrível protagonista.

E no decorrer destes 3 episódios vamos conhecendo, mas sem muito aprofundamento, os moradores deste complexo. Este que possuí, além da falsa que expliquei há pouco, a nada carismática protagonista, os velhos xenofóbicos; os personagens de origem estrangeira, que estão em busca de uma melhor oportunidade na vida.

Dentre estes fica o destaque para os melhores personagens da obra, Rubel e Kan.

(mito, mito)
(I love you, Rubel-san)

E agora chegamos num ponto mais complicado, pois não há muito o que escrever. Dentro destes 3 episódios acontecem uma ou outra coisa relevante, como as personagens encontrando um cachorro morto na caverna ou diversos animais mortos aparecendo na frente da casa da Kimi. Também ocorre um dos únicos pontos realmente interessantes presentes em Housing Complex C, a xenofobia praticada por parte dos moradores do complexo.

É algo tão recorrente e pesado que chega a causar desconforto, e ódio, mas é importante para trazer uma reflexão sobre este assunto tão importante em nosso mundo.

Contudo, fora estes assuntos existem muitas informações jogadas aleatoriamente e sem muito desenvolvimento, e que acabam não despertando nada o interesse do telespectador. Eu e minha namorada ficamos a todo momento questionando o que estava acontecendo, pois nada ali fazia muito sentido, parecia que tinham adaptado um mangá de vários capítulos de maneira rushada.

Mas então chegamos ao episódio 4

De longe, o melhor episódio do animê, e o que mais salvou a nota dele. Até o terceiro episódio, curiosamente, a minha nota para a obra era 4, mas o final salvou bastante. 

Você que não assistiu a obra e só está lendo esse post pode estar questionando o motivo deste episódio ter sido o nosso preferido, "será que ele deixa tudo claro ?", e bem...não muito.

O mais interessante neste final de animê é a reviravolta com relação a protagonista, que acaba, finalmente, se tornando uma personagem interessante, fora as diversas mortes (violência, violência, violência).

Contudo vale destacar o esforço da obra para, sim, tentar esclarecer todos os "mistérios" levantados até então, só que acaba sendo tudo tão rápido e picotado que se torna desinteressante e pouco relevante. Acaba sendo melhor você buscar uma explicação na internet ao concluir (não fiz isso porque esse anime não vale tanto o meu tempo assim).

Pontos interessantes (?)

Após o término da obra fui fazer algumas pesquisas, para saber se havia um mangá para que eu pudesse ler e entender mais de tudo o que ocorreu, mas para a minha surpresa Housing Complex C é uma obra original.

E o que mais me pega em tudo isso é que uma pessoa chegou e teve a ideia disso, de uma história mal contada e toda picotada, o que piora mais ainda a experiência. Se fosse um animê de 12 ou 24 episódios poderia ter sido muito melhor explorado. Mas não havia muito o que se esperar de um estúdio a qual possui mais da metade de suas obras com uma média que não chega nem a caso dos 7 de nota.

Dito tudo isto, valeu a pena ? Bom, por ter passado um tempo com a minha namorada e ter aumentado a minha lista de animes completos, sim. No mais uma nota 6.

Comentários