A solidão em Naruto

Esses dias, enquanto navegava pelo Twitter, me deparei com a seguinte imagem:
E ela me fez refletir bastante sobre a solidão em Naruto...(e na vida).

A solidão...

solidão é o sentimento de não pertencer ao mundo que nos cerca. Não conseguimos criar vínculos ou nos identificar com os outros. Entre as causas da solidão, estão a dificuldade para se relacionar com outras pessoas, medo de ser julgado e o vazio existencial.

A solidão dos personagens

Naruto

Por ser um jinchūriki, Naruto era isolado — ninguém o queria por perto e o tratavam como um monstro. Órfão desde muito jovem, passou boa parte da vida sem ter alguém que o amasse, vivendo na solidão.

Devido aos anos de desprezo e isolamento impostos pela aldeia, Naruto desenvolveu um forte desejo de ser reconhecido. Ele costumava fazer travessuras por toda a vila apenas para chamar atenção, e sonhava em se tornar Hokage, na esperança de um dia ser valorizado por todos como alguém importante.

Sasuke

Após o massacre de seu clã, Sasuke — que antes era gentil e amável — transforma-se em um jovem frio, cínico e arrogante, tornando-se um vingador autoproclamado, determinado a matar seu irmão, Itachi, e restaurar o clã Uchiha.

Durante seu tempo na Academia, Sasuke era solitário, preferindo passar o tempo aperfeiçoando suas habilidades em vez de socializar com os outros alunos, ignorando inclusive as diversas garotas que demonstravam interesse por ele, em favor da solidão.

Ao ser integrado ao Time Kakashi, Sasuke demonstrou grande indiferença em relação aos companheiros de equipe, acreditando que suas habilidades estavam em um nível superior e enxergando os outros apenas como obstáculos para o seu próprio progresso.

Gaara

Assim como Naruto, Gaara cresceu sozinho e nunca teve ninguém durante a infância. Por ser um jinchūriki, as pessoas evitavam sua presença e o temiam. Quando criança, era amável e, apesar de ser rejeitado por todos, esforçava-se desesperadamente para ser amigável.

No entanto, as ações de seu tio distorceram sua personalidade, levando-o a acreditar que ninguém se importava com ele. Consumido por pensamentos negativos após essa traição, Gaara usou sua areia para marcar em sua testa o kanji que significa “amor”, como símbolo de sua resolução de ser um “demônio que ama apenas a si mesmo”, fazendo jus ao nome que sua mãe lhe deu.

A partir de então, Gaara tornou-se emocionalmente retraído e estranhamente silencioso, desenvolvendo repulsa por todos ao seu redor.
Esses são apenas alguns dos personagens de Naruto que foram "abraçados" pela solidão. Ainda há muitos outros, como Obito e Nagato, cujas histórias também são marcadas por esse sentimento profundo.

Conclusão

Talvez este seja um dos poucos posts do blog em que eu não escreva uma conclusão de fato, já que a solidão ainda é algo muito presente na minha vida — algo que eu ainda não superei.

A única coisa que tenho a dizer (para mim mesmo) neste momento é:

Abaixo, você confere um vídeo que serve como complementos para este post:

Postagem Anterior Próxima Postagem