Pular para o conteúdo principal

O DECEPCIONANTE Devilman (1972)


Seja bem-vindo, leitor! Nesse post irei falar um pouco sobre o animê Devilman...e como a obra me decepcionou.


Um pouco de contextualização


Antes de falar sobre a obra é bom conhecer suas "origens". Devilman, originalmente, é um mangá escrito pelo autor Go Nagai e publicado de junho de 1972 a junho de 1973 na revista Shounen Magazine. Em Julho de 1972, pouco menos de 1 mês após o lançamento do mangá, a Toei Animation começará a lançar um anime de Devilman (cujo iremos falar nesse post). Com o decorrer dos anos foram surgindo outras "adaptações" de Devilman, como o OVA de 1990 e o recente Devilman Crybaby, da Netflix (cujo irei utilizar como objeto de comparação nesse post).


Começando a falar sobre


Esse post tem dois pilares nos quais eu quero me sustentar, os pontos positivos da obra (que são poucos) e os negativos.

Eu diria que existem apenas dois pontos bons em Devilman (1972), sendo o primeiro a estilização. Mas um ponto importante é que esse fato se atribui as obras da época, que tinham um traço muito """caricato""", diferente de Devilman Crybaby cuja estilização se devia à escolha do diretor Masaaki Yuasa.

O outro ponto é a abertura da obra, que é muito icônica.



E os pontos negativos ?

A abertura de Devilman (1972) também se encaixa nos pontos negativos pois, através da letra, conseguimos fisgar sobre o que a obra realmente se trata:


Uma pessoa que recebeu o nome por traição
Um homem que joga tudo para a batalha
A Devil Halo é ultrassônica
Com Devil Ears ele ouve o inferno
Com as Devil Wings ele voa através do céu
O Devil Beam é um raio de calor

Perceberam algo ? Acho difícil que não, mas pra quem não reparou, nesse trecho vemos o nome de VÁRIAS técnicas do Devilman, na qual ele vai usando ao decorrer dos episódios para derrotar cada inimigo diferente, e é aqui que eu queria chegar.

Ao dizer "cada inimigo diferente" eu quero me referir ao fato da obra ser EPISÓDICA (não seguir uma história linear), e essa foi a minha maior decepção para com Devilman (1972) pois, além de ser episódico, o animê não segue o mangá (nem um pouco).


Akira Fudo era um estudante tímido que gostava de frequentar a biblioteca, ele jamais poderia imaginar que a sua vida viraria de ponta-cabeça quando o seu melhor amigo, Ryo Asuka, o procurou para contar-lhe sobre a verdade do mundo. Que demônios da antiguidade estão disfarçados entre humanos e planejam nos dizimar para reconquistar o controle do planeta Terra! A solução proposta por Ryo? Os dois amigos também se transformarem em demônios poderosos para salvarem a humanidade! Então, Akira, depois de muita relutância, aceita a proposta de seu amigo e se funde ao poderoso demônio Amon – é o nascimento do lendário Devilman…!
(Sinopse do mangá pela editora NewPOP)


No anime de 1972 acompanhamos a história de Akira, um garoto que foi possuído pelo guerreiro da Tribo dos Demônios, Devilman enquanto estava no Himalaia; agora, o demônio que tinha a missão de espalhar o caos, está apaixonado por uma garota, Miki, se tornando um traidor entre os membros da Tribo dos Demônios para proteger Miki e sua família.

Na sinopse acima já notamos (bastante) a diferença das duas obras. E foi isso que me decepcionou. Eu fui assistir Devilman (1972) sem ter pesquisado nada antes, então esperava que fosse uma adaptação fiel a obra original, mas quebrei a cara com um animê episódico, no qual eu droppei no início do episódio 8 (sendo que a obra tem 39 episódios). Sendo que, você pode muito bem assistir o primeiro episódio e, em seguida, pular para o episódio final e ainda assim, na pior das hipóteses, entender cerca de 98% da história. Digo isso por experiência própria, pois fiz isso antes de droppar a obra e aquele final (que inclusive é "aberto") tem a vibe de só mais um episódio comum da série.


Por fim...e a essência ?


O que Devilman (1972) mais pecou (além de ter deixado o Ryo de fora da obra, sendo que ele é um personagem tão importante quanto o Akira) foi ter deixado de lado a essência da obra original e, consequentemente, do Crybaby. Tanto o mangá original quanto a adaptação da Netflix tratam de temas muito importantes, como por exemplo - o que difere os humanos dos demônios ?, por que é certo humanos comerem animais e é errado demônios comerem humanos ?. Sei que você deve estar se coçando pra digitar "já vi essas questões em outras obras" (como Parasyte, Tokyo Ghoul e, "recentemente", Hunter x Hunter) mas lembrem-se, Devilman é um mangá de 1972, ele falava desses temas muito antes dessas obras existirem, então é importante ressaltar.

Eu falo um pouco mais sobre isso no vídeo abaixo:




Concluindo


Devilman (1972) conseguiu me fazer desistir da filosofia de não droppar animes, tudo isso por conta da sua história episódica, maçante e sem essência. Vou pensar duas vezes antes de assistir um animê sem pesquisar nada sobre antes. Bem, o post vai ficando por aqui. Até a próxima pessoal ^^

Comentários